Lenha de Azinho – lenha para lareiras
A lenha de azinho provêm de uma arvore chamada azinheira. Estas árvores pertencem à família das fagáceas e chegam a medir até 10 metros, ou em casos extremos até 20 metros de altura.
Nativas da região Mediterrânica da Europa e Norte da África, a sua madeira é dura e resistente à putrefação, sendo largamente utilizada, desde a antiguidade até os dias atuais, na construção de habitações (vigas e pilares), embarcações, barris para envelhecimento de vinhos e na fabricação de ferramentas.
Ainda hoje, a sua madeira é utilizada como lenha e no fabrico de carvão, que continua sendo uma importante fonte de combustível doméstico.
As folhas são persistentes, de cor verde-escura, brilhantes nas faces superiores e com indumento esbranquiçado nas inferiores. O fruto da azinheira é a bolota, que tem uma forma oval, possuindo geralmente pedúnculo. Os frutos apresentam também propriedades desinfectantes.
É de grande preferência como lenha para lareiras, a lenha de azinho é uma lenha dura e de combustão lenta, que produz um calor superior a outros tipos de lenha.