Rendimento da lenha
Nunca se deve usar lenha verde, a lenha verde poderá conter até 75% de humidade, essa percentagem terá um efeito significativo no rendimento da lenha e sobre o poder calorífico da lenha uma vez que, parte do calor gerado inicialmente serve para evaporar a água contida nesta, sendo desperdiçada na chaminé junto com o vapor produzido. Antes de ser utilizada, a lenha deve ser envelhecida por um período não inferior a 18 ou 24 meses, de modo a reduzir o seu teor de humidade a níveis aceitáveis, entre 15 e 20%.
Para se obter uma melhor prestação da sua lareira ou recuperador de calor é aconselhável, sendo possível, fazer uma mistura de lenha macia e dura, mais ou menos na percentagem 20% / 80% respectivamente. Esta mistura irá tirar partido do forte de cada tipo de lenha e irá manter um lume forte e duradouro
Onde utilizar a lenha
Rendimento da lenha em lareiras abertas é sempre inferior, comparado com o mesmo tipo de lenha a queimar num recuperador de calor. É aconselhável para uma melhor produção de calor a utilização de um recuperador de calor ou salamandra em vez de uma lareira aberta, o rendimento pode passar dos 40% para os 70%, conforme a qualidade do equipamento.