Lenha de Eucalipto

Lenha de Eucalipto – lenha para lareiras

Eucalipto - Lenha de eucalipto

A lenha de eucalipto provêm talcomo o seu nome indica do eucalipto, Angiospérmica Dicotiledónea, vulgarmente denominada de folhosa.

Pertencente à ordem das Mirtale, família das Mirtáceas, género Eucalyptus, sendo a espécie globulus a mais comum e economicamente importante em Portugal.

O eucalipto globulus é natural da Austrália e foi dado a conhecer no continente europeu por Jacques de La Billardière que o observou na Tasmânia em 1792. Nos inícios do século XIX, esta espécie terá sido introduzida em Portugal e, em meados do mesmo século, fomentou-se a cultura de eucaliptos assumindo assim relevância comercial.

O nome “eucalipto” tem origem do grego “Eucalyptus” que quer dizer «bem coberto», a razão desta proveniência relaciona-se com o facto dos órgãos reprodutores da flor serem revestidos por uma membrana que é descartada quando estas brotam. A denominação da espécie, “globulus”, deriva da semelhança dos seus frutos (cápsulas lenhosas) com os botões de vestuário do mesmo nome.

O eucalipto é considerado uma árvore de grande porte, podendo atingir os 70 ou 80 metros de altura em árvores adultas e de avançada idade, em média um eucalipto pode atingir os 100 ou mais anos. O tronco é alto e recto se a árvore estiver inserida num povoamento florestal, caso contrário, devido à sua grande altura esta terá a inclinação normalmente relacionada com o a força do vento. A casca desta arvore é lisa, cinzenta ou castanha. As folhas são do tipo persistente e têm forma e aspecto diferentes conforme a árvore a idade da árvore.

A lenha de eucalipto é uma lenha de boa combustão. um pouco dura e de difícil acendimento, mas de grande produção de calor.

Gostou? Partilhe esta página 🙂Share on google
Google
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on tumblr
Tumblr
Share on linkedin
Linkedin